top of page
  • Foto do escritorPsicóloga Érica Romero

Quando procurar uma psicóloga infantil?


“Quando procurar uma psicóloga infantil?” com certeza é uma das dúvidas mais comuns entre os pais que pretendem levar seus filhos à psicóloga.

Esta busca por profissionais da área da saúde mental da criança tem sido cada vez mais recorrente e não é para menos! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo quase 1 bilhão de pessoas sofrem de algum transtorno mental, e com o dia a dia das crianças cada vez mais atarefado, é importante que os pais estejam atentos às questões psicológicas dos pequenos. E durante todo este processo surgem uma série de perguntas:

  • Quando procurar uma psicóloga infantil?

  • Quais os sinais de que a criança precisa de psicoterapia?

  • Qual psicólogo mais indicado para crianças?

  • E por aí vai...

Calma! Eu sei que são muitas dúvidas, mas vou te explicar tudo neste post.


Sobre quando procurar uma Psicóloga Infantil:

Pais, estejam atentos! É importante procurar uma Psicóloga Infantil sempre que a criança ou adolescente estiver passando por algum problema, seja por questões familiares, escolares, alimentares ou pessoais. Dificuldades que gerem sofrimento e que podem, muitas vezes, se tornarem Transtornos Psicológicos.

Segundo afirma a psicóloga PhD Helen Bee da Houston Community College - EUA “Transtorno psicológico é um padrão de comportamento que é incomum na cultura de uma criança e que interfere em seu funcionamento psicológico, social e/ou educacional.”

Apesar de muitos pais procurarem por ajuda psicológica para seus filhos, nem sempre estes problemas aparecem de forma evidente, surgindo como sinais de mudanças na rotina ou no comportamento dos filhos, por isso parte dos encaminhamentos é feita por um profissional da área da saúde como um pediatra, um psiquiatra, um fonoaudiólogo ou um fisioterapeuta, por exemplo. Esta comunicação da necessidade de um Psicólogo Infantil também pode vir do serviço de psicopedagogia ou do corpo docente da escola em que a criança estuda. Mas para que você entenda parte destes sinais que tornam a psicoterapia indispensável para as crianças, separei aqui 10 dos mais comuns:


10 sinais de que a criança precisa de psicoterapia


1. Dificuldades escolares

As dificuldades escolares vão além das notas baixas! Elas podem estar relacionadas a transtornos de aprendizado que podem ser: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), problemas da Atenção, entre outros. Estes transtornos interferem diretamente na vida e no aprendizado da criança, que normalmente são tratadas por equipe multidisciplinar.

2. Agressividade exagerada

A Agressividade exagerada é um problema que tanto se manifesta de forma física quanto verbal. E quando este comportamento não pode ser controlado dentro do ambiente familiar ou escolar, e aparece de forma intensa e recorrente, é um indicativo de que a criança esteja em sofrimento. Precisando de ajuda.

3. Luto por familiar/ amigo

O luto nem sempre está ligado a morte. Às vezes o fato de perder alguém que a criança estava acostumada a conviver, como por exemplo uma professora querida que muda de turma, um coleguinha que muda de cidade ou a separação dos pais, pode existir aí um processo de luto muito dolorido para a criança.

A morte também pode ser responsável por desenvolver dificuldades emocionais. O luto por si só faz parte do processo de perda de um parente ou amigo próximo, mas a continuidade neste estado de luto por um longo tempo pode causar prejuízos na vida da criança, e a psicoterapia infantil pode auxiliar neste enfrentamento.

4. Atraso do desenvolvimento

O atraso do desenvolvimento infantil pode estar relacionado a uma série de fatores como: falta de estímulos adequados à fala, dificuldades ou problemas com a audição, dificuldades cognitivas, Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), doenças e síndromes genéticas, e até mesmo traumas ou transtornos psicológicos. Então além da busca por outros profissionais da área da saúde, é importante que a criança passe também por uma avaliação com Psicólogo Infantil.

5. Isolamento social

Mesmo em crianças normalmente silenciosas, tímidas ou introvertidas, o isolamento social dentro ou fora de casa pode ser um indicativo de alguma dificuldade emocional e de que aquela criança esteja em sofrimento e precisando de ajuda.

6. Separação dos pais

Assim como expliquei no caso do luto a separação dos pais é uma perda, e esta perda pode gerar sofrimento o que leva a criança a precisar de ajuda de uma Psicóloga Infantil para entender esta nova realidade e a lidar com as suas emoções.

7. Medos

Existem diversos tipos de medo: escuro, de dormir ou ficar sozinho, pesadelos, insetos, altura, monstros, etc. Quando estes medos causam sofrimento ou impedem a criança de realizar suas atividades corriqueiras, é um indicativo de que ela precisa de ajuda psicológica.

8. Xixi na cama

A Enurese noturna é a perda involuntária de urina durante o sono (xixi na cama).

Este problema pode estar relacionado diretamente a fatores fisiológicos, hereditários e mesmo psicológicos, como quando a criança passa por estresse ou depressão, por exemplo. Mas mesmo quando a causa não é psicológica, é importante que os pais estejam atentos também a saúde mental da criança que está lidando com este problema, pois indiretamente pode estar prejudicando sua autoestima ou suas atividades diárias.

9. Dificuldades alimentares

Este sinal pode aparecer tanto no excesso: quando a criança come compulsivamente, ou mesmo na falta: quando ela não se alimenta de forma adequada, não come ou provoca vômitos. Isso faz com que seja necessária a ajuda psicológica. Além destas dificuldades relacionadas a alimentação, existem também alguns distúrbios alimentares como: Anorexia, Bulimia, entre outros.

10. Mudanças bruscas de comportamento

Se sua filha costumava ser calma e agora está agressiva, ou se seu filho sempre foi agitado e cheio de amigos e agora se isola no quarto e fica muito quieto, pode ser um indicativo de que estão passando por alguma dificuldade emocional, sendo importante a busca por uma Psicóloga Infantil.

Apesar destes serem sinais preocupantes e muitas vezes visíveis aos olhos dos pais, precisamos ter uma avaliação profissional, pois cada caso é um caso. Cuidar da saúde física e mental das crianças é uma questão que devemos estar atentos. Nem sempre é a melhor hora de buscar ajuda psicológica é quando surge uma dificuldade, e além disso, é importante lembrarmos que a psicoterapia vai além da tratativa destes ou outros problemas, funcionando como uma excelente ferramenta na busca pelo autoconhecimento e fortalecimento da autoestima. É o que costumo dizer: “Fazer psicoterapia é cuidar da saúde mental, e assim obter uma melhor qualidade de vida. É poder enxergar suas qualidades e seus defeitos buscando por um melhor desenvolvimento pessoal”. Afinal, quem não quer evoluir, não é mesmo?


“Fazer psicoterapia é cuidar da saúde mental, e assim obter uma melhor qualidade de vida. É poder enxergar suas qualidades e seus defeitos buscando por um melhor desenvolvimento pessoal”.

Então, qual o psicólogo mais indicado para os filhos?

Um Psicólogo Infantil tem conhecimento para avaliar mais profundamente toda a dinâmica da vida da criança através do conjunto de informações passadas tanto nas sessões com os pais, quanto através dos atendimentos da criança, entendendo desde a concepção e a relação com os pais, até se existe algum problema na escola, no sono, na alimentação, e assim por diante.

A parceria entre o trabalho do psicólogo e comprometimento dos pais é fundamental para a resolução dos conflitos que geram sofrimento na infância. Busquem por profissionais que priorizem esta parceria e que sejam qualificados em Psicoterapia Infantil.

Clique aqui para agendar uma consulta para seus filhos com Psicóloga Infantil formada pelo Instituto SEDES de São Paulo.

Comentarios


bottom of page